quarta-feira, 28 de novembro de 2012

DICAS DE SEGURANÇA


O 1º BPM APRESENTA ALGUMAS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS QUE PODEM SER SEGUIDOS PELAS PESSOAS PARA QUE NÃO SE TORNEM FACILMENTE VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA URBANA, UTILIZANDO MEDIDAS PREVENTIVAS NAS DIVERSAS AÇÕES DO DIA-DIA QUE PODEM PROMOVER SEGURANÇA.
NADA É 100% GARANTIDO QUANDO O ASSUNTO É SEGURANÇA                                                             
  90%
 PREVENÇÃO
 05%
 REAÇÃO
 05%
 SORTE                
A PREVENÇÃO REPRESENTA 90% EM SEGURANÇA, SENDO ASSIM AS AÇÕES DEVEM SE CONCENTRAR NESSA ETAPA.


ANALISANDO UM ASSALTO:
  • EM GERAL TODO ASSALTO CONTA COM UMA DETERMINADA PREPARAÇÃO QUE CONSISTE EM:
1º - PRÉ-ELEIÇÃO DO ALVO: Essa fase pode levar meses, dias ou apenas alguns segundos. É a fase em que o bandido irá escolher quem abordar.
2º - IDENTIFICAÇÃO DO ALVO: O alvo foi escolhido. Geralmente o mais fraco, mais distraído ou com base com que o bandido procura (bolsa, carteira, relógio, modelo de carro, etc).
3º - VIGILÂNCIA (*): Período em que o bandido avalia toda a situação antes do ataque (pessoas próximas, policiais, ruas escuras, saída de fuga, etc).
4º - PLANEJAMENTO: O bandido  já tem tudo o que precisa, agora ele planeja como será o ataque (dia, hora, local, forma de abordagem, arma, etc).
5º - ATAQUE (**): O bandido faz a abordagem. Nessa fase já não há como fazer prevenção. Menos de 5% de êxito nas ações de interrupções.
(*): Melhor momento para interromper a ação do bandido.
(**): Pior momento para interromper a ação do bandido.
  
  • ATENÇÃO ESPECIAL:
  1. O BANDIDO: Não que ser exposto, sempre faz uma seleção das vítimas, sempre irá escolher o mais fácil, durante o assalto o bandido está nervoso e com medo, e geralmente procura ser rápido para fugir.
  2. A descrição exata de um bandido está ultrapassada, pois pessoas bem vestidas e elegantes são conhecidas em práticas delituosas.
  3. Observe sempre o comportamento, as mãos (geralmente escondidas ou próximas a áreas suspeitas), os olhos (dizem que os olhos refletem a intenção).
  4. ERRADO achar que não vai ocorrer com você e permitir que ocorra.
  5. CERTO agir preventivamente, evitando que ocorra a abordagem.
  6. Reagir sempre é uma atitude de altíssimo risco, lembre-se que contamos apenas com 5% de sorte em uma ação delituosa.



NAS PRÓXIMAS PUBLICAÇÕES MOSTRAREMOS COMO SE COMPORTAR COM SEGURANÇAS NAS RUAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário